shutterstock_371591098

Viva!

Adorava quando o meu pai me dizia “filho, hoje vamos fazer uma sessão fotográfica no Porto!”. Ficava logo com um sorriso enorme! E não, não sou do Porto, como deve estar a pensar, sou apenas um alfacinha de gema, que adora fotografar na sua cidade, mas também sabe tirar o melhor partido das outras zonas do país.

A realidade é que gostava tanto de fotografar no Porto, que acabei mesmo por abrir uma empresa de fotografia na zona ribeirinha desta belíssima cidade! Há amores que duram para sempre, não é? J

E lembra-se quando lhe disse que era preciso trabalhar muito para chegar ao topo? Pois é, desde que abri a minha empresa, não tenho parado. As sessões fotográficas multiplicam-se e mal tenho conseguido descansar. Sou um sortudo, felizmente! E, por ser uma pessoa com sorte, vou ajudá-lo a conseguir mais trabalhos neste ramo, caso seja um fotógrafo em ascensão e ainda não tenha a agenda tão cheia como queria. Basta apenas que tome atenção a estas 3 dicas:

 

  1. Aproveite o que de melhor oferece a cidade

Uma sessão fotográfica no Porto torna-se fenomenal quando é realizada nas zonas mais icónicas da cidade. Eu gosto de levar os meus clientes a um barco, no rio Douro, à Fundação de Serralves, à Livraria Lello, aos jardins do Pavilhão Rosa Mota e a muitos outros locais lindíssimos que aqui existem. Considero mesmo que uma das melhores formas de ter sucesso com os trabalhos fotográficos é aproveitando os bons ares de uma cidade, os seus espaços verdes e a sua luz, de forma a que tudo isso fique retratado nas fotografias.

 

  1. Inove nas poses e nos cenários

Quando estiver a fazer uma sessão fotográfica no Porto, quer ao ar livre, ou dentro do estúdio, peça para que os seus clientes posem, mas não da forma habitual. Seja arrojado e dê-lhes ideias diferentes. Dentro do estúdio, tente também montar um ambiente original, recorrendo a objectos para criar paisagens ou situações inéditas. Numa das minhas muitas sessões, coloquei um bebé dentro de um cesto de piquenique, devidamente almofadado e protegido, e criei um cenário campestre. Devo dizer-lhe que ficaram fotografias lindíssimas!

 

  1. Realce os pormenores

Seja sensível aos pormenores e não deixe escapar determinados momentos. Se estiver numa sessão fotográfica no Porto a fotografar um casal, dê relevância aos sorrisos, às mãos, aos olhares. Tente também apanhá-los distraídos, a conversar ou a olhar para qualquer lado. Sabia que muitas das melhores imagens são captadas quando menos esperamos? A ideia é que vá mais além e saiba aproveitar boas ocasiões para fazer disparar a câmara.

 

Uma sessão fotográfica no Porto pode mudar o rumo da sua carreira. Pense que, mal comece a ter sucesso e a ter mais clientes, os trabalhos vão chegar-lhe com uma rapidez impressionante. Não acredita? Então tire a prova dos nove e venha-me contar como correu!

Abraço!

Luís